O QUE É?
A Avaliação de Fatores Psicossociais é um processo que analisa o ambiente de trabalho para identificar elementos que podem representar riscos à saúde mental dos colaboradores.
FOCO PRINCIPAL
Ela não se limita à observação de casos individuais de adoecimento, mas busca compreender as condições organizacionais, as relações interpessoais, a carga de trabalho, a cultura da empresa e os estilos de gestão, entre outros aspectos, que podem gerar riscos psicossociais no indivíduo e trazendo como sintoma consequência o estresse, ansiedade, burnout e outras questões emocionais ou comportamentais.
POR QUE FAZER?
Essa avaliação é parte essencial do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, conforme orienta a NR-01, e deve ser feita por uma equipe multidisciplinar, com a atuação obrigatória do psicólogo, responsável por levantar e interpretar dados qualitativos de forma ética e técnica.
Mais do que cumprir uma exigência normativa, avaliar os fatores psicossociais é uma forma de cuidar de verdade das pessoas, criando um ambiente mais saudável, produtivo e sustentável.