A avaliação psicológica faz parte do processo de certificação médica e pode ser realizada por profissionais do mercado, quando solicitada por médicos credenciados para a emissão de CMA de 2ª, 4ª e 5ª Classes.
Ao final da avaliação, os atestados psicológicos devem ser entregues pelos candidatos avaliados aos médicos credenciados.
As avaliações devem ser realizadas por psicólogo e devem estar embasadas em dados colhidos e analisados como, por exemplo, entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico e intervenção verbal, consolidado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo.
Assim sendo, serão avaliados: personalidade, atenção, memória e raciocínio ficando a cargo do profissional a escolha das ferramentas a serem utilizadas.
POR QUE FAZER?
Avaliações psicológicas devem subsidiar todos os exames de saúde periciais com atestados psicológicos, conforme o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica, portanto, obrigatório para o ingresso no concurso.