O QUE É?
A avaliação psicológica para concurso público geralmente é composta por 3 etapas: a entrevista individual, os testes psicológicos e a dinâmica de grupo. E sabe por que não adianta você “decorar” uma resposta ensinada para os seus testes? Porque se você não responder de forma verdadeira, na hora da sua entrevista ou da dinâmica de grupo, seu avaliador vai perceber que as suas respostas foram INCOERENTES com o seu desempenho e as suas atitudes. A avaliação busca traçar o seu perfil e comparar com o perfil desejado para o cargo.
FOCO PRINCIPAL
O autoconhecimento, ter habilidade de falar de si e relacionar o quê de sua personalidade e de sua história fez você ter interesse naquela profissão é fundamental. Além disso, você precisa saber quais são as atribuições do cargo. O serviço público vai investir em você, investir em treinamento e se você não souber o que você vai ter que fazer no dia-a-dia, as chances de você não ser o perfil certo, não se identificar com o trabalho, ter um mal desempenho e até ser exonerado são muito grandes.
POR QUE FAZER?
A importância do autoconhecimento, do conhecimento sobre o cargo e da capacidade de ser cooperativo e trabalhar bem em equipe. Não tenha medo de procurar ajuda: procure um bom profissional de psicologia, faça terapia, faça uma avaliação psicológica antes para avaliar seu perfil e entender suas questões e se preparar adequadamente.